Site Loader

Largest Contentful Paint é um dos Core Web Vitals, os indicadores de desempenho (KPIs) que o Google anunciou que vai priorizar ao ranquear páginas nas buscas de usuários. Esse indicador mede a velocidade de carga percebida pelo visitante calculando o tempo de carga do elemento mais importante visualizado na tela.

Largest Contentful Paint

O LCP avalia a demora para completar a estrutura visual da página, é importante fazer que a página carregue e fique visualmente pronta o mais rápido possível. O ideal é esse elemento carregar em menos de 2.5 segundos considerando o carregamento de 75% do total do conteúdo da página. Esse aspecto foca no que o usuário percebe, ou seja, elementos que estejam fora do viewport (a área visível da tela) não são levados em conta exceto que a sua renderização afete também a área do viewport, empurrando elementos para os lados ou para cima, por exemplo.

Que coisas afetam negativamente o LCP?

Principalmente imagens (imagens destacadas, banners), vídeos e blocos de texto com estilização assíncrona. Por isso é crítico otimizar as imagens, usando os melhores algoritmos de compressão modernos, usar imagens dimensionadas para cada dispositivo (mobile, tablet, desktop); evitando vídeos com autoplay que tem um tempo de carregamento alto porque precisa requisitar elementos externos como YouTube (melhor usar um uma imagem estática ou gif e só carregar o vídeo quando o usuário clicar) e, finalmente, texto: ainda que texto seja um recurso leve e normalmente carregamento rápido, se ele for estilizado algum arquivo de css que for carregado depois, vamos ver um texto que surge na tela e depois muda de aparência, provocando impacto negativo no LCP.

Fonte: Google – Web.dev Largest Contentful Paint (LCP)

Post Author: Daniel Cenoz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *