Site Loader
business-intelligence-sharda-delen-dursun

Business Intelligence, ou simplesmente ‘BI‘, é um termo guarda-chuva, criado para abarcar um conjunto de técnicas, tecnologias e filosofías de gestão. O termo surgiu nos anos 90, usado pela consultoria Gartner Group, para se referir a um processo altamente tecnológico, associado à generalização dos computadores de cada vez maior desempenho e ao barateamento do armazenamento de dados. Manter os dados em formato digital se tornou acessível para cada vez mais empresas e, os grandes bancos de dados disponíveis para poderosos computadores permitiu a criação de relatórios cada vez mais rápido, tendendo para o tempo real, atualmente, e inclusive permitindo predições de tendências.

Business Intelligence, basicamente, é a atividade que coleta dados brutos de diversas fontes (planilhas, dados de sensos, notas fiscais, posicionamento de celulares, registro de uso do teclado de um computador e dispositivos inteligentes cada vez mais presentes), processa e transforma esses dados dando consistência e transformando par formatos convenientes e, finalmente, gera informação que pode ser usada por gestores no processo de tomada de decisões. Servindo tanto para avaliar atividades em andamento, planejar projetos futuros e gerar insights continuos de novas oportunidades.

Business Intelligence, então, abarca tanto tecnologias (ferramentas automatizadas de mineração de dados, ferramentas para criação de dashboards para visualização de gráficos, ferramentas de captação de dados), como metodologias (análise e interpretação de dados,e preparação de dados que vem de diversas fontes e formatados de maneira inconsistênte, visualização de forma que possa ser rapidamente comprendida pelos profissionais interessados).

Não somente isso, como também abarca dados que ainda não foram coletados: documentos em papel, atividades não monitoradas mas que podem vir a ser no futuro… chamados de Dark Data. Ou seja, a área ainda vai crescer durante muito tempo.

Como o Business Intelligence está completamente associado à potência computacional e ao crescente volume de dados do mundo moderno, é uma área em plena expansão (explosão, segundo alguns) e não parece haver limite visível para a sua aplicabilidade: desde a maior organização até a mais humilde atividade humana, há possibilidade de coletar dados e gerar informação que permita otimizar o esforço e resultado.

Pela própria relativa novidade e abrangência, o Business Intelligence é a área de atuação de uma grande variedade de novos profissionais de diversos perfis sempre crescente como:

Cientistas de Dados que vão dar uma modelagem matemática formalizada usada para projetar sistemas de coleta e análise.

Engenheiros de Dados, responsáveis por implementar a infraestrutura necessária para a coleta e análise.

Analistas de BI e / ou Arquitetos BI, que podem ser profissionais de praticamente qualquer área interessada nesses dados. Analistas fazem a ponte entre as ferramentas de BI e os gestores, formalizando demandas e implementando novos recursos a medida que ficam disponíveis para a organização.

Normalmente, a presença de cada perfil depende do tamanho da organização, disponibilidade de recursos e importância que atribui à análise de dados. Grandes organizações podem contar com uma equipe completa dedicada exclusivamente ao processo de coleta, armazenamento, análise e criação de relatórios, enquanto uma pequena organização pode ficar satisfeita com uma ferramenta relativamente simples e barata como o Microsoft Excel, Google Sheets ou alternativas livres e abertas como o Open Office, por exemplo.

Para o profissional de BI não é indispensável o domínio da matemática, especialmente Estatística (e Álgebra Linear para cargos mais avançados que envolvam planejamento de Banco de Dados), mas não dá pra ter medo de estudar para afinar suas habilidades de interpretação. E, claro, muita leitura comoo excelente Business Intelligence e Análise de Dados para gestão do negócio resenhado aqui.

Post Author: Daniel Cenoz

One Reply to “O que é Business Intelligence?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *