Site Loader

Business Intelligence e Análise de Dados para gestão do negócio – 4ª edição – Ramesh Sharda, Dursun Delen e Efraim Turban.

Já falamos sobre o que é Business Intelligence em outro artigo, agora vamos falar um pouco de um dos livros disponíveis para compreender esse amplo mercado de atuação profissional.

Este livro, escrito por três professores pesquisadores da Área de Negócios e Administração de renomadas universidades, reúne praticamente um curso inteiro de Business Intelligence, sua história, abrangência, tecnologias, metodologias e perspectivas futuras. É uma leitura densa e rica, mas ao mesmo tempo acessível para quem quer se aprofundar no tema e reforçar conceitos incorporando ao mesmo tempo um amplo vocabulário de termos da área, quem acompanhou pela primeira vez um time de BI provavelmente ficou perdido em pouco tempo com os termos usados pela equipe, pelo simples fato de que cada integrante provavelmente vem de uma área completamente diferente dos demais, e os termos são criados à medida que são necessários, às vezes por pressa, e outras por falta de expressão melhor.

Minha primeira meet com um time de BI:

– Você puxou o relatório do CRM?

– Ainda não, tenho que esquedular com os devs pra eles homologarem.

– Acha que dá pra jogar no dash até amanhã?

– Depende da integração do DW com o BQ também.

– Mas a gente já tinha colocado isso pra esta sprint. Porque eu não tive visibilidade dessa integração no PDCA? O PO está cobrando.

Eu aprendi a levar um caderno e simplesmente tomar nota de tudo para perguntar depois do que estavam falando… levou um tempo para me sentir a vontade…

No livro Business Intelligence e Análise de Dados, o vocabulário é introduzido a jato, mas sempre com um contexto, de qualquer maneira, vale a pena ir anotando siglas e acrônimos até se sentir a vontade.

Por ser um livro acadêmico, os autores não vacilam em incluir conceitos matemáticos, especialmente de Estatística sempre que necessário, não é necessário ter um grande conhecimento da disciplina, mas é necessário, sim, fazer pausas para revisar esses conceitos antes de continuar com a seção, para ter o melhor aproveitamento do material.

Então, uma leitura séria do Business Intelligence e Análise de Dados para gestão do negócio é mais do que recomendada, é necessária para se orientar primeiro, e se firmar depois como um profissional de BI.

O livro é a edição de 2019, com 584 páginas, impressão em branco e preto e ricamente acompanhado de gráficos e exemplos dos conceitos apresentados.

Tem oito capítulos, glossário (muito necessário para seguir a terminologia técnica introduzida em alta velocidade) e um índice onomástico (recurso genial)

Capítulo 1 – Uma visão geral da inteligência de negócios, análise de dados e ciência de dados.

Capítulo 2 – Análise de dados descritiva I: natureza dos dados, modelagem estatística e visualização.

Capítulo 3 – Análise de dados descritiva II: inteligência de negócios e data warehouses.

Capítulo 4 – Análise de dados preditiva I: processos, métodos e algoritmos de minaração de dados.

Capítulo 5 – Análise de dados preditiva II: análise de texto, da web e de mídias sociais.

Capítulo 6 – Análise de dados prescritiva: otimização e simulação.

Capítulo 7 – Conceitos e ferramentas de Big Data.

Capítulo 8 – Tendências futuras, privacidade e considerações gerenciais em análise de dados.

Post Author: Daniel Cenoz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *